Por que Desencarcerando?

Por um duplo motivo. Primeiro, em virtude da necessidade de libertar as visões sobre crime, violência e punição dos cárceres mentais cristalizados na opinião pública brasileira, abrindo pontes e horizontes para novos olhares, diálogos e ideias sobre o fenômeno criminal. Segundo, como uma manifesta posição crítica contra a política de encarceramento em massa e todos seus deletérios efeitos de violência que produz no meio social.
Conheça nossa história
O Desencarcerando surge no seio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) através da criação, proposição e coordenação de um grupo de estudos e pesquisa na área das Ciências Criminais pelos professores Bruno Rigon e Róbson de Vargas no primeiro semestre de 2019, com o inestimável apoio da coordenação de curso, a cargo da professora Cristiane Koch. O objetivo principal era fomentar o estudo e a pesquisa de assuntos relacionados à violência, ao crime e à punição na sociedade contemporânea.
As atividades iniciaram no campus sede, em Caxias do Sul, e rapidamente expandiram-se para outros campi da UCS no segundo semestre de 2019. O grupo migrou para São Sebastião do Caí, coordenado pelo professor Cristiano Gessinger, Guaporé e Nova Prata, com o incentivo do coordenador desses campi, professor Rodrigo Radin, e do diretor-geral, professor Edson Dinon Marques.
Em 2019, o Desencarcerando promoveu o 1° Congresso de Ciências Criminais na Sociedade Contemporânea e os anais dos artigos oriundos das apresentações nos Grupos de Trabalho são nossa primeira publicação coletiva. Em 2020, em virtude da situação de isolamento social provocada pela pandemia do COVID-19, criamos o projeto dos bate-papos criminais virtuais, possibilitando o encontro e o fomento do debate acadêmico com professores, pesquisadores e atores jurídicos convidados.
Haja vista o crescimento do projeto inicial, o desejo comum de expansão das atividades do grupo e a necessidade de consolidar o engajamento social, educativo e científico, buscou-se a formalização do Desencarcerando como um instituto para continuar promovendo o fomento à educação, ao debate e ao conhecimento sobre crime, violência e punição em nossa sociedade.

Bruno Rigon
Coordenador
Professor de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Caxias do Sul, Doutorando e Mestre em Ciências Criminais, Especialista em Ciências Penais e Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professor e Coordenador da Especialização em Direito Processual Penal Contemporâneo Aplicado, modalidades presencial e EAD, convênio entre UCS e o Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP). Coordenador Adjunto do Grupo de Estudos Avançados (GEA) do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) sobre Autoritarismo e Sistema Penal em Caxias do Sul. Advogado criminalista.
Cristiano Gessinger Paul
Coordenador
Professor de Pós-graduação, Direito Penal e Processo Penal na Universidade de Caxias do Sul, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Advogado sócio de Gessinger Advogados Associados. Experiente na área de Direito, com ênfase em Direito Público.


Robson de Vargas
Coordenador
Professor de Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio/RJ. Especialista em Ciências Penais pela PUCRS. Graduado em Direito pela UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Experiente em Direito Público, atuando nas seguintes áreas: direito processual penal, direito penal, direito constitucional e direito da criança e do adolescente. Foi professor na graduação em direito da UNEMAT, UNICEN/UNIC, Faculdade João Paulo II e do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Advogado.